Verrugas Genitais E Câncer Do Colo Do Útero

As verrugas genitais, ou condiloma acuminado, são lesões em alto relevo que podem se apresentar no órgão genital de homens e mulheres.

Assim como as verrugas que surgem em outras partes do corpo, as verrugas genitais são causadas pelo papilomavírus humano – o HPV. A contaminação geralmente ocorre quando há contato sexual sem proteção de barreira e um dos parceiros seja portador do vírus.

É importante ressaltar que nem sempre a infecção por HPV apresenta sintomas claros, o que significa que, mesmo que você não veja verrugas genitais no seu parceiro, ele ainda pode ser portador do vírus.

Os sintomas visíveis do HPV são lesões em alto relevo, de área delimitada, podem sangrar se cutucadas, geralmente indolores, porém podem provocar ardência e coceira. Essas lesões podem surgir na vulva, na vagina, no pênis, no períneo e no ânus. Em alguns casos, as lesões podem ocorrer no canal urinário e causar dificuldades na hora de urinar.

A maioria das verrugas genitais regride sozinha. Entretanto existem medicamentos e cremes tópicos que podem ser utilizados para acelerar o ciclo do vírus. Além disso, procedimentos como cirurgia ou crioterapia podem ser feitos com o intuito de remover as verrugas genitais.

Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV.  Cerca de 40 deles infectam a região genital e podem evoluir para um problema mais grave. É o caso da infecção persistente por HPV, que pode levar ao surgimento de lesões precursoras do câncer.

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, está diretamente relacionado ao contágio pelo HPV. Essa é uma doença de desenvolvimento lento e, muitas vezes, assintomática na sua fase inicial.

A prevenção contra o HPV se dá de forma combinada:

    • vacina contra o HPV que protege contra alguns dos tipos de HPV que causam verrugas genitais e estão associados ao câncer do colo do útero;
    • uso de preservativo (camisinha feminina e masculina) protege parcialmente contra o contágio; e
    • exame preventivo (papanicolau) que identifica lesões pré-cancerosas.

Mulheres que têm vida sexual ativa não devem deixar de realizar a consulta de rotina ginecológica anual. Nela serão feitos exames de rotina, inclusive o papanicolau. E, se identificadas quaisquer lesões no colo do útero no exame preventivo, o seu ginecologista de confiança poderá indicar o melhor curso de tratamento.

Embora seja comum associar as lesões do HPV ao câncer de colo do útero, elas podem ainda estar relacionadas ainda ao câncer na vulva, vagina, pênis, ânus, boca e orofaringe.

Caso apresente verrugas nas regiões genital, anal e/ou oral ou, ainda, se o seu parceiro for diagnosticado com o vírus HPV, busque apoio do seu ginecologista para identificar o tipo de vírus e iniciar o tratamento adequado.

ANTERIOR

Climatério e Menopausa

PRÓXIMO

Miomas Uterinos

O nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação.

Ao continuar navegando você se declara ciente e de acordo com a nossa Política.