Climatério e Menopausa

Por ser um termo ainda pouco conhecido, muitas pessoas confundem o climatério com a menopausa. Mas eu vou te ajudar a entender essas fases diferentes da vida reprodutiva da mulher.

O climatério é o período no qual o corpo reduz drasticamente a produção dos hormônios sexuais femininos (estrogênio e progesterona) e que culmina com a menopausa. Essas alterações hormonais características do climatério vem acompanhadas de muitas mudanças físicas e psicológicas, além de diversos sintomas.

Alguns dos sintomas do climatério incluem:

• Ondas de calor ou fogachos;
    • Suor noturno;
    • Sono desregulado ou insuficiente;
    • Secura vaginal;
    • Diminuição da libido;
    • Alterações no humor;
    • Problemas de memória e concentração;
    • Dores nas articulações e na coluna, entre outros.

No final do climatério o ciclo menstrual da mulher passa a ficar irregular, apresentando variação do fluxo e duração. A menopausa é caracterizada clinicamente quando se passa um ano após o último ciclo menstrual.

Alguns dos sintomas do climatério podem se prolongar por um período após a menopausa e a mulher passa a estar mais propensa ao surgimento de problemas cardiovasculares e à osteoporose.

Embora a menopausa normalmente ocorra por volta dos 50 anos, é cada vez mais comum atendermos mulheres com sintomas de climatério muito antes dessa idade. Por isso é importante que a mulher conheça seu ciclo e seu corpo. E, notando as alterações mencionadas aqui, buscar ajuda do seu ginecologista de confiança.

Cada mulher é única e umas têm mais sintomas do que outras. O importante é saber que o climatério e a menopausa não precisam ser uma fase de sofrimento. Existem tratamentos hormonais e não hormonais que podem ajudar, e muito, a manter a sua saúde e qualidade de vida nessa fase.

Contracepção E Planejamento Familiar

Verrugas Genitais E Câncer Do Colo Do Útero