Miomas Uterinos

Os miomas uterinos são tumores benignos localizados no útero e compostos de tecido fibroso e muscular. Também chamados de fibróides ou leiomiomas, os miomas uterinos são os tipos de tumor benigno mais comum do aparelho reprodutor feminino.

Embora a ciência ainda não tenha sido capaz de determinar a causa dos miomas, eles parecem estar associados a fatores hormonais e estima-se que cerca de 70% das mulheres terão pelo menos um mioma até os 45 anos de idade.

Os miomas podem variar de tamanho e podem se desenvolver em diferentes partes do útero. Eles podem aumentar de tamanho durante a gestação e tendem a diminuir com a chegada da menopausa.

Os sintomas dos miomas uterinos variam de acordo com o tamanho, localização e quantidade. Quanto maior o mioma, mais sintomas ele pode provocar. Há ainda miomas que são assintomáticos. Alguns sintomas comuns dos miomas são:

• Dor e sensação de pressão na região pélvica;
    • Aumento do volume abdominal;
    • Varizes (pela compressão dos vasos pélvicos);
    • Inchaços nas pernas;
    • Aumento do fluxo sanguíneo;
    • Presença de coágulos sanguíneos na menstruação;
    • Constipação; e
    • Infertilidade (raro).

O ginecologista pode suspeitar da presença de miomas durante o exame clínico. Entretanto, o diagnóstico geralmente é confirmado após exames de imagem – ultrassonografia transvaginal, histerossonografia e, se necessário, ressonância magnética.

Já o tratamento dos miomas uterinos também dependerá do tamanho, sintomas e idade da paciente, e poderá ser pelo uso de medicamentos, procedimentos para destruição dos miomas ou cirurgia para remoção dos miomas. Em alguns casos, é recomendada a remoção do útero (histerectomia).

Fique atenta aos sintomas e busque a ajuda do seu ginecologista de confiança.

Verrugas Genitais E Câncer Do Colo Do Útero

Síndrome Dos Ovários Policísticos (Sop)