Ciclo Menstrual

O ciclo menstrual é o período de tempo que leva para que o útero se prepare para receber um óvulo e, posteriormente, para que o óvulo seja implantado. Esse período começa na primeira menstruação da mulher e termina na menopausa. Geralmente, o ciclo menstrual dura entre 25 e 35 dias, com uma média de 3 a 8 dias de menstruação. Entretanto, esses números podem variar de mulher para mulher.

Durante o ciclo menstrual, o útero passa por um processo de preparação para receber um óvulo. Esse processo inclui a liberação de estrogênio, um hormônio que prepara as paredes do útero para a implantação do óvulo. No ciclo menstrual ainda há a liberação da progesterona, hormônio que prepara o útero para a ovulação.

A ovulação acontece quando o óvulo é liberado do ovário e se desloca até o útero. Se o óvulo for fecundado, ele vai se implantar na parede do útero e começar a se desenvolver. Se o óvulo não for fecundado, ele vai ser eliminado do corpo na menstruação.

O ciclo menstrual possui 3 fases: folicular, ovulatória e lútea.

Folicular: vai do 1o ao 6o dia a partir da menstruação. Nesta fase ocorre o amadurecimento do óvulo e aumento da quantidade de estrogênio em preparação para que o útero possa sustentar uma possível gravidez.

Ovulatória: vai do 7o ao 14o dia a partir da menstruação. Em mulheres que têm ciclos regulares, a ovulação acontece por volta do 14o dia. Nesta fase acontece a liberação do óvulo, que percorre as trompas até chegar ao útero.

Lútea: vai do 15o dia após a menstruação, até o primeiro dia da próxima menstruação. Se não houver fecundação do óvulo na fase ovulatória, é nesta fase que o revestimento do útero irá se preparar para ser eliminado no próximo ciclo (menstruação).

Algumas questões podem estar relacionadas aos ciclos menstruais irregulares, tais como:

    • SOP;
    • Primeiros anos após a menarca;
    • Alterações hormonais durante a pré-menopausa;
    • Distúrbios alimentares;
    • Desequilíbrio hormonal por excesso de atividades físicas;
    • Hipertireoidismo;
    • Altos níveis de estresse;
    • Período após a gravidez;
    • Inflamações e tumores no aparelho reprodutor feminino, entre outros.

Se o seu ciclo é muito dolorido, muito longo ou irregular, busque ajuda de um ginecologista de sua confiança para identificar as possíveis causas desse problema.

PRÓXIMO

Rotina Ginecológica

O nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação.

Ao continuar navegando você se declara ciente e de acordo com a nossa Política.