Síndrome Dos Ovários Policísticos (SOP)

Os ovários são dois órgãos em formato de amêndoa que ficam localizados um de cada lado do útero. Neles são produzidas as células reprodutoras femininas, assim como os hormônios sexuais estrogênio e progesterona.

A SOP – síndrome dos ovários policísticos é um distúrbio hormonal bastante comum e que se caracteriza pela presença de microcistos localizados nos ovários. Esses podem causar sintomas como acne, ciclo menstrual irregular, obesidade e, em alguns casos, infertilidade.

Assim como os miomas uterinos, a causa dos ovários policísticos é desconhecida. Entretanto, sabe-se que pelo menos metade das pacientes diagnosticadas com a SOP têm problemas hormonais – excesso de produção de insulina e de testosterona. Fatores genéticos também podem estar envolvidos na SOP.

Os principais sintomas da síndrome dos ovários policísticos (SOP) são:

• Acne;
    • Menstruação irregular;
    • Tendência ao ganho de peso;
    • Aumento dos pelos no rosto, seios e abdômen (hirsutismo);
    • Dificuldade para engravidar;
    • Queda de cabelo e depressão também podem ocorrer em alguns casos.

O diagnóstico da síndrome dos ovários policísticos (SOP) é feito através do exame clínico com avaliação dos sintomas da paciente, ultrassom transvaginal e exame laboratorial para averiguação dos níveis hormonais da paciente.

A síndrome dos ovários policísticos é uma doença crônica e o tratamento tem o objetivo de controlar os sintomas. Mudança de estilo de vida com o controle de peso e o controle dos níveis dos hormônios sexuais masculinos são importantes para reduzir sintomas. Havendo necessidade, poderá ser recomendado o uso de medicamentos, especialmente para o controle do colesterol e prevenção do diabetes. Poderá ainda ser necessário fazer tratamento de fertilidade.

A síndrome dos ovários policísticos interfere em diversas esferas da vida da mulher e pode ter consequências psicológicas e físicas. Por isso, não deixe de consultar regularmente o seu ginecologista de confiança e, caso seja identificada a SOP, siga as recomendações para garantir mais saúde e qualidade de vida.

Miomas Uterinos

Corrimento Vaginal