Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são doenças transmitidas, principalmente por via sexual, através do contato íntimo com uma pessoa infectada, sem o uso de proteção de barreira (camisinha feminina e masculina).

Embora menos frequentes, algumas ISTs também podem ser transmitidas da mãe para a criança na gestação, durante o parto ou na amamentação. Elas ainda podem ser transmitidas por meio não sexual, através do contato entre mucosas ou pele (com lesão) com secreções contaminadas.

Existem muitos tipos de ISTs e nem todas apresentam sintomas. Alguns dos sintomas comuns e que podem indicar a presença de uma IST são:

• Presença de bolhas, lesões de pele ou verrugas na região genital (inclusive períneo e ânus);
    • Ardência ao urinar;
    • Dor pélvica;
    • Ínguas;
    • Corrimentos que provoquem ardência, coceira ou mau odor.

Como nem toda IST é sintomática (como o HPV), a forma mais eficaz de prevenir a contaminação é através do uso de contraceptivos de barreira (camisinha feminina ou masculina) em todas as relações.

Algumas ISTs são facilmente tratáveis, enquanto outras podem trazer consequências duradouras e requerem tratamento de longo prazo.

As ISTs mais comuns são:

• HPV;
    • Herpes genital;
    • Clamídia;
    • Gonorreia;
    • HIV;
    • Cancro mole, e
    • Sífilis.

O diagnóstico das ISTs é feito através de exame clínico e testes laboratoriais e o tratamento deverá ser específico para cada doença. Além do tratamento do paciente, o(s) parceiro(s) sexual(is) deverá(ão) ser comunicado(s) para que também obtenham um diagnóstico e tratamento.

Além da cura da IST ou da melhoria da qualidade de vida dos pacientes, o tratamento interrompe o ciclo de transmissão dessas doenças.

Se você notar a presença de sintomas na região genital (incluindo períneo e ânus) agende uma consulta com o ginecologista de sua confiança.

Corrimento Vaginal