Corrimento Vaginal

Corrimento vaginal ou vulvovaginites estão entre as principais queixas nos consultórios ginecológicos. Ele se caracteriza pela secreção de fluidos pela vagina, o que pode ser por causas naturais ou não.

O corrimento normal (corrimento fisiológico) é produzido naturalmente e tem a função de manter a vagina “limpa”, prevenindo o desenvolvimento de infecções pela eliminação de células mortas e bactérias da vagina. É importante que a mulher saiba as características do corrimento fisiológico para que possa estar atenta às alterações normais nessa secreção durante o ciclo menstrual e na gestação.

O corrimento fisiológico é branco ou transparente, e pode ter a consistência líquida, cremosa ou com aspecto de clara de ovo. Não possui mau odor e não provoca irritação ou coceira.

Já o corrimento vaginal patológico é aquele causado pela proliferação de fungos, bactérias,  protozoários ou, ainda, alterações hormonais. Nesses casos o corrimento vaginal é sintoma de uma doença ginecológica.

As causas mais comuns do corrimento vaginal patológico são :

• Vaginose bacteriana;
    • Candidíase;
    • Clamídia;
    • Gonorreia;
    • Tricomoníase;
    • Alergias e,
    • Atrofia vaginal.

Entretanto, o corrimento vaginal patológico pode ter ainda outras causas menos comuns, como:

• Vulvovaginite por presença da bactéria Streptococus;
    • Herpes genital;
    • Infecção por HPV;
    • Câncer do colo do útero;
    • Doença inflamatória pélvica, dentre outros.

Na maioria das vezes o diagnóstico do corrimento vaginal é simples e pode ser feito através de exame laboratorial de material vaginal coletado durante o exame ginecológico. Como o corrimento vaginal patológico pode ter causas variadas, é muito importante que a paciente busque ajuda do seu ginecologista de confiança para obter a recomendação de tratamento adequada.

Síndrome Dos Ovários Policísticos (Sop)

Infecções Sexualmente Transmissíveis (Ists)