Diabetes Gestacional
O diabetes gestacional é caracterizado pelo aumento do nível de glicose no sangue durante a gestação. Ela é considerada um fator de risco para a gestação e que pode acometer, inclusive, mulheres saudáveis.
Durante a gestação o corpo da gestante passa por mudanças profundas, que permitirão o desenvolvimento do feto. Algumas dessas mudanças podem alterar o mecanismo de ação da insulina, que é o hormônio que regula a glicose no sangue e ocasiona, nesses casos, o diabetes gestacional.
Alguns fatores podem tornar a gestante mais propensa ao desenvolvimento do diabetes gestacional, como:
- Tiver excesso de peso ou obesidade;
- Histórico familiar de diabetes;
- Tiver ascendência de indianos, asiáticos, indígenas norte-americanos, nativos das ilhas do Pacífico e mexicanos.
É comum que o obstetra faça o controle do nível de glicose na gestante através de exames laboratoriais, portanto o pré-natal é de extrema importância para diagnosticar e tratar o diabetes gestacional e garantir uma gestação segura para a gestante e o bebê.
Dentre os riscos que o diabetes gestacional traz, podemos citar:
- Risco aumentado de pré-eclâmpsia;
- Desenvolver diabetes tipo 2;
- Bebê nascer grande e haver laceração do períneo ou ser necessária a realização de cesárea;
- Bebê desenvolver icterícia e ter baixos níveis de glicose;
- Defeitos congênitos;
- Natimorto (morte do bebê antes ou durante o parto), dentre outros.A diabetes gestacional pode ser silenciosa e o diagnóstico é feito pelo obstetra de acompanhamento pré-natal.
Identificado o diabetes gestacional, o pré-natal será considerado de risco e, tanto a gestante como o bebê, terão uma atenção especial de modo a controlar a doença e evitar prejuízos para a saúde e o bem-estar de ambos.