Sangramento fora do período menstrual é muito comum e pode ter causas diferentes. Hoje eu preparei esse texto para te ajudar a identificar as causas mais comuns desse problema e entender quando você deve buscar ajuda do seu ginecologista.
Você já teve algum sangramento fora do período menstrual? Se você é mulher em idade reprodutiva, a sua resposta provavelmente é sim.
Apesar de ser comum, muitas mulheres levam um susto quando percebem que tiveram um sangramento e não era o momento de vir a menstruação. O mesmo acontece quando já estão na menopausa e apresentam um novo sangramento.
Como eu sei que muita gente se desespera quando isso acontece e acaba pesquisando em fontes nem sempre seguras, decidi preparar esse conteúdo. Vou te contar as razões mais comuns que podem levar a esse sangramento fora do período menstrual, também conhecido como sangramento de escape ou spotting. E, quem sabe, deixar você mais tranquila!
O que causa sangramento fora do período menstrual?
Existe uma série de motivos para o sangramento fora do período menstrual e é importante que você conheça os principais. Entretanto, para determinar com precisão e segurança o que pode causar esse sangramento, é importante conversar com o seu ginecologista.
As causas podem ter origem fisiológica ou natural, alterações hormonais, alterações nas estruturas do útero e vagina, e alterações de coagulação. Para tornar a leitura mais prática, optei por citar as razões mais frequentes dentro destes grupos.
Ovulação
A ovulação pode levar a algum sangramento do tipo spotting, em pequena quantidade e no meio do ciclo. Esse sangramento fora do período menstrual pode ou não estar associado a cólica e não necessariamente ocorre todos os meses.
Alterações hormonais
O uso de métodos contraceptivos por longos períodos também pode levar a sangramentos do tipo escape/spotting durante a cartela ou no meio do ciclo. Esse sangramento fora do período menstrual pode acontecer independente da via de contracepção – oral, injetável, implante ou DIU. A principal causa é o afinamento do endométrio (camada de tecido que reveste o útero) e bloqueio persistente dos receptores hormonais.
Existem também desequilíbrios hormonais que causam sangramentos inesperados. É o caso das alterações da função da tireoide e no período de climatério, que antecede a menopausa.
Por isso que acompanhamento de rotina com a sua ginecologista permite melhor orientação e compensação dessas alterações, caso estejam levando a algum prejuízo a sua saúde.
Até mesmo o estresse pode estar associado a desequilíbrios hormonais! Esse quadro pode ser revertido, por exemplo, com a prática de exercícios, que ajudam a controlar níveis de hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina.
Alterações nas estruturas do aparelho reprodutor feminino
Em relação as causas estruturais do sangramento fora do período menstrual, a principal é o surgimento de miomas submucosos ou intramurais e de pólipos endometriais. Ou seja, não é qualquer mioma que fará com que a menstruação fiquei irregular e aconteça o escape.
Também é importante citarmos as alterações do colo do útero relacionadas a infecções, como o HPV. Ter os seus exames de rotina em dia auxiliam a evitar que essas alterações se aprofundem e que o sangramento por lesões no colo do útero aconteça.
Alterações de coagulação
Por último, gostaria de citar as alterações de coagulação que levam ao sangramento fora do período menstrual. Normalmente, quem tem algum problema de coagulação terá sangramentos eventuais de outros locais, como nariz e gengiva.
Muitas medicações, inclusive fitoterápicos, podem atrapalhar o bom funcionamento dos nossos fatores de coagulação. Portanto, evite uso de medicações sem a orientação médica.
Devo ir ao médico se tiver sangramento fora do período menstrual?
O ponto principal dessa conversa é: conheça o seu corpo. Para tanto, realizar o autoexame das mamas periodicamente e observar atentamente o seu ciclo menstrual é muito importante. Alteração da cor do sangue menstrual, a presença de nódulos mamários e sangramento fora do período menstrual podem indicar a necessidade de apoio médico.
Quando você tiver sangramento fora do período menstrual, alguns sinais podem indicar a necessidade de buscar ajuda médica. São eles:
- Longa duração (mais de 3 dias);
- Recorrente (mais de 3 ciclos);
- Sangramento após contato íntimo;
- Durante a menopausa.
Por via das dúvidas, se o sangramento fora do período menstrual te deixar preocupada ou ansiosa, agende uma consulta com a sua ginecologista de confiança.
Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas que ocorrem com frequência sobre esse assunto. E lembre-se: o autoconhecimento aliado à prevenção é a melhor forma de diminuir o risco de desenvolvimento e o prognóstico de diversas doenças de saúde feminina.
Para mais informações, converse com a sua médica e mantenha seus exames de rotina em dia.
Acompanhamento do sangramento fora do período menstrual com a Dra. Karina Belickas
Conhecer o seu ciclo menstrual e observar alterações das suas características é fundamental para a manutenção da sua saúde ginecológica. O acompanhamento ginecológico é recomendado desde a primeira menstruação, a menarca.
Eu acredito que cuidar preventivamente da sua saúde feminina é a melhor forma de evitar problemas graves no longo prazo. É por isso que dedico a minha carreira aos cuidados integrais com a saúde das minhas pacientes.
Me especializei em ginecologia, obstetrícia e mastologia para poder oferecer o que há de melhor nos cuidados com a saúde feminina às minhas pacientes, independente da sua faixa etária.
Prezo por uma relação médico-paciente de acolhimento, confiança e segurança. Portanto, se você está em busca de acompanhamento ginecológico, entre em contato e agende uma consulta comigo. Ficarei muito feliz em poder caminhar com você.