Mioma uterino: devo me preocupar?

O mioma uterino é nódulo fibroso e endurecido formado pelo tecido de sustentação do útero. Podem ser encontrados em três locais principais: na cavidade uterina (submucoso), na parede uterina (intramural) e do lado exterior do útero (subseroso). Os sintomas vão variar de acordo com a posição, entenda melhor!

O mioma uterino é uma doença muito frequente no mundo, atingindo mais de dois milhões de mulheres por ano no Brasil. Essa é uma condição crônica, que pode durar a vida toda. Para as mulheres que têm sintomas que prejudiquem a qualidade de vida existem tratamentos disponíveis que incluem o uso de DIUs, medicamentos ou cirurgia.

Mioma uterino é grave?

Os miomas são nódulos benignos e não se tornam câncer, mas podem trazer algumas implicações para a vida da mulher, desde cólicas menstruais intensas e aumento do volume abdominal até dificuldade para engravidar, por isso, devem ser tratados de acordo com as queixas da paciente.

Localização do mioma uterino

mioma uterino

O diagnóstico está relacionado às queixas da paciente e à sua localização, que pode ser dentro da cavidade, ou submucoso, na parede uterina, ou intramural, e no lado exterior do útero, ou subseroso.

Miomas Submucosos

Quando localizados na cavidade uterina, os miomas estão relacionados à irregularidade menstrual, aumento do fluxo, abortos de repetição e obstrução do óstio tubário – local de passagem do embrião após a fecundação.

Miomas Intramurais

Na parede uterina, os miomas podem causar cólicas menstruais mais intensas, dor durante a relação sexual e aumento do volume uterino, podendo ser inclusive palpáveis na avaliação abdominal.

Miomas no lado exterior do útero

Nesse caso, os sintomas são poucos e, muitas vezes, a paciente não apresenta queixas. Costumam ser diagnosticados em exames de rotina ou pelo aumento do volume uterino. Em casos de exceção, podem levar a obstrução de ureter e desconforto para urinar ou evacuar.

Tratamentos

A escolha por um tratamento vai depender de alguns fatores, que incluem idade da mulher, intenção de ter filhos, tamanho do mioma, queixas associadas, além da localização, como você viu acima.

Miomas pequenos e assintomáticos podem exigir apenas o controle por meio de exames de imagem recorrentes. A tendência, com a aproximação da menopausa, é deles reduzirem de tamanho pela diminuição da produção hormonal. O controle do seu crescimento não é possível de ser feito com o uso de contraceptivos hormonais, dado que os miomas costumam apresentar receptores hormonais, mas parte dos seus sintomas, como cólica e alteração de fluxo menstrual, pode ser possível.

mioma uterino

A remoção cirúrgica pode ser considerada nas seguintes situações:

• Aumento rápido do volume uterino que possa levar a dúvida da natureza do mioma (se existe alguma outra complicação associada).
  • Grande volume uterino que possa estar associado a desconforto, alteração estética ou dor local.
  • Quando há dificuldade de controle de sintomas apenas com medidas comportamentais e medicações como: sangramento e cólica.
  • Infertilidade ou aborto de repetição que possam estar ligados a localização do mioma.  .

A cirurgia para controle de sintomas relacionados ao mioma podem ser tanto a miomectomia (retirada apenas do mioma) ou histerectomia (retirada de todo o útero) a depender do desejo reprodutivo da paciente e da localização e tamanho dos miomas. A via cirúrgica escolhida, histeroscopia, laparoscopia, laparotomia ou cirurgia robótica, vai devera ser escolhida de forma individualizada.

Em caso de sintomas, busque apoio médico

Como você viu, os miomas são benignos e existem diversos tratamentos disponíveis. O diagnóstico correto tem a possibilidade de melhorar a qualidade de vida da paciente ou mesmo solucionar um quadro de infertilidade.

Portanto, se você sente algum dos sintomas que podem estar associados ao mioma busque apoio médico