fibroadenoma o que é e como tratar

Fibroadenoma – O que é e como tratar?

Fibroadenoma é o tipo de nódulo mamário mais comum entre as mulheres. Apesar de poderem ocorrer em qualquer idade, é mais comum que aconteçam do início da idade adulta, até os 35 anos de idade. Mesmo se tratando de nódulos mamários benignos, a sua descoberta costuma gerar muitas dúvidas e preocupação.

Você já ouviu falar em fibroadenoma? Cerca de 10% das mulheres apresentam este tipo de nódulo benigno na mama. O fibroadenoma costuma surgir entre os 20 e os 35 anos e é uma das queixas mais comuns no consultório. Mas o que deve ser feito quando ele aparece?

A primeira informação fundamental quando se fala em fibroadenoma é que ele é um nódulo benigno. O fibroadenoma não tem capacidade de se transformar em câncer e nem sinaliza aumento do risco para aquela mulher.

Sua origem é a célula de sustentação da mama e por isso sua consistência mais resistente, mas sempre é móvel e bem delimitado. Pode surgir em qualquer local da mama e ter tamanhos variados. Quando o fibroadenoma é pequeno, sua identificação é feita por exames de imagem. Já os que têm grandes dimensões, podem ser vistos e palpáveis.

Continue comigo e saiba mais sobre o fibroadenoma.

Características do fibroadenoma

Apesar de ser benigno, o fibroadenoma é um tumor que vem de células da mama. Portanto, assim como o tecido mamário, ele também apresenta receptores hormonais. Ou seja, nas fases da vida em que nossos hormônios aumentam ou quando fazemos uso de algum tipo de hormônio, ele pode sofrer aumento.

Isso ocorre principalmente durante a gestação ou durante uso de contraceptivos hormonais. Com a chegada da menopausa e a redução dos nossos hormônios, a tendência é que eles reduzam de tamanho.

Alguns fatores vão influenciar para que ele seja ou não palpável: a localização, o tamanho da mama, o tamanho do fibroadenoma e a densidade mamária. Normalmente, para serem palpáveis, os nódulos precisam ter de 1,5 a 2,0 cm. Ou seja, nem todos os nódulos identificados em exames de rotina serão palpáveis.

Dra-Karina-Belickas-mastologista-fibroadenoma-imagem

Quais são as indicações de tratamento

Quando é feito o diagnóstico de fibroadenoma o seu mastologista avaliará a melhor forma de tratamento.

Se os nódulos forem pequenos é recomendado o acompanhamento clínico, com exame físico e de imagem na periodicidade determinada pelo seu mastologista (inicialmente semestral e após dois anos sem mudanças, anual).  

A retirada do fibroadenoma não é obrigatória, mas existem algumas indicações. Vamos conhecê-las:

  1. Tamanho e localização do fibroadenoma que geram incômodo;
  2. Fibroadenoma grande o suficiente para se tornar visível;
  3. Quando a presença do fibroadenoma gera angústia e preocupação na paciente.

É importante lembrar que mulheres que apresentam muitos nódulos, provavelmente apresentarão surgimento de novos, mesmo após a retirada de um fibroadenoma já existente.

O procedimento em si costuma ter poucas intercorrências e pode ser realizado em ambiente hospitalar com anestesia local ou geral, a depender do seu tamanho.

O que devo saber sobre o fibroadenoma

Como vimos acima, o fibroadenoma é um tumor benigno e pode surgir desde o início da fase adulta, até por volta dos 35 anos. Isso inclui as adolescentes.

O fibroadenoma pode ter tamanhos variados e ser palpáveis ou não. Eles podem surgir na mama e na região da axila, e são facilmente movidos de um lado para o outro.

A prática do autoexame das mamas e o conhecimento da própria saúde feminina é importante, especialmente porque o fibroadenoma acomete mulheres jovens e adolescentes que não costumam dedicar grandes preocupações com a saúde.

Tenha o hábito de realizar o autoexame das mamas todos os meses para conhecer as características das suas mamas, de preferência fora do período menstrual. Essa é a melhor forma de conseguir reconhecer quando algo está diferente.

Caso você identifique algum nódulo ou caroço nas mamas, busque ajuda do seu ginecologista ou mastologista de confiança. O diagnóstico assertivo do tipo de alteração logo no início é importante para um melhor prognóstico no caso de doenças mais graves e que podem ter sintomas semelhantes.

Espero ter esclarecidos as principais dúvidas em relação a fibroadenomas, mas, se ficou alguma dúvida procure a sua mastologista de confiança para mais esclarecimentos.

Saiba mais sobre alterações benignas da mama.

Acompanhamento em Mastologia com a Dra. Karina Belickas

Hoje sabemos que alterações das mamas acometem também mulheres jovens. Eu acredito que cuidar preventivamente da sua saúde feminina é a melhor forma de evitar problemas graves no longo prazo.

É por isso que dedico a minha carreira aos cuidados integrais com a saúde das minhas pacientes. Me especializei em ginecologia, obstetrícia e mastologia para poder oferecer o que há de melhor nos cuidados com a saúde feminina às minhas pacientes, independente da sua faixa etária.

Se você deseja saber como anda a saúde das suas mamas e está em busca de uma mastologista, agende uma consulta comigo.

Te ajudo a cuidar da sua saúde feminina

Sou ginecologista, obstetra e mastologista. Me dedico a cuidar de você em todas as fases da sua vida. 

O nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação.

Ao continuar navegando você se declara ciente e de acordo com a nossa Política.